Prezados amigos e amigas,

O presente Blog, tem a finalidade de ser mais um instrumento de valorização da família.
Por isso trará sempre artigos relacionados a esse tema, abordando os diversos aspectos que envolvem a formação de uma família sadia e segundo os preceitos cristãos, além de enfocar os diversos aspectos do relacionamento familiar.
Esperamos assim, que possa servir como um meio de reflexão, ajuda e fortalecimento àquelas famílias que encontram-se em situação difícil.

Que Deus nos ajude nessa empreitada.

Pedimos ainda que a Sagrada Família abençoe e proteja a todas as famílias do mundo inteiro. Amém !

José Vicente Ucha Campos
jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 17 de março de 2011

Posso contar “contos de fadas” para os meus filhos?

Esconder dos seus filhos histórias clássicas como Branca de Neve e Rapunzel pode não ser uma boa ideia. De acordo com um livro lançado na Grã-Bretanha, não há porque se preocupar com os esteriótipos presentes nos contos de fadas: eles escondem lições de moral importantes para o desenvolvimento das crianças.

Sally Goddard Blythe, autora de The Genius of Natural Childhood, argumenta que essas histórias nutrem um comportamento moral e mostram às crianças a força e a fraqueza da espécie humana ao constrastar o bem e o mal, o pobre e o rico, a vaidade e a valentia. Embora os contos de fadas abordem temas difíceis, como a morte de um pai em Cinderela, eles preparam para a vida no mundo real, opina Blythe.

“Longe de demonizar os anões, a história da Branca de Neve mostra que, apesar das diferenças físicas, existe bondade e generosidade”, escreve a autora em seu livro, acrescentando que, em uma sociedade onde a riqueza e beleza são celebradas, essa pode ser uma importante lição a ser aprendida. “Essas histórias não são crueis e discriminatórias. Elas ajudam a entender as peculiaridades e as fraquezas do comportamento humano em geral, além de aceitar muitos dos seus próprios medos e emoções.”

Os eforços da escritora em mostrar os benefícios dos contos de fadas parece ter um motivo. Uma pesquisa realizada com 3.000 pais britânicos mostrou que um quarto deles rejeitava algum tipo de conto de fadas por acreditar que os contos não eram politicamente corretos. Ainda segundo a pesquisa, os pais acreditam que histórias como Cinderela e Rapunzel podem causar algum trauma emocional nas crianças.

Vale sempre ressaltar para as crianças, no entanto, que todas essas histórias são fantasias e que seus personagens não passam de seres imaginados pelos autores. Mas é salutar sempre ressaltar as coisas erradas e as certas, quem é bom e quem é mau, e o que existe e o que não existe na realidade, nas respectivas historinhas. Tomando-se esses cuidados, os "contos de fadas", não fazem mal algum para as crianças, ao contrário, ajuda-as no seu imaginário e a montarem os seus "mundos das fantasias". É a mesma coisa que permitir que a criança acredite em papai-noel, até certa idade. Não faz mal algum.

O que é importante que os pais façam, é mostrar sempre  aos seus filhos, as coisas certas e erradas na vida, as coisas boas e más, utilizando sempre uma linguagem adequada às suas idades e compreensão, fazendo com que seus filhos, desde cedo, saibam o que é o certo e o que é o errado.

Conheço pais que por questões religiosas, não deixam seus filhos terem acesso a nenhuma historinha de "contos de fadas" por acharem que eles vão acreditar em fadas e duendes quando crescerem, mas, em compensação dão liberdade total a eles, não lhes impondo nenhum tipo de limite. As crianças fazem o que querem e na hora que querem.
Com certeza essas crianças vão se tornar adultos que não acreditam em fadas, mas, em compensação, também não vão acreditar que não podem fazer o que querem e na hora que querem sem prejudicar os outros ou prejudicar a liberdade dos outros, pois também nunca aprenderam isso.

É tudo uma questão de equilíbrio e de não esconder a verdade e a realidade de nossos filhos ainda quando crianças. É uma questão de respeitar as diversas fases de desenvolvimento pelas quais todas as crianças passam, e uma delas, com certeza, é a fase da fantasia, na qual as historinhas de "contos de fadas" podem ajudar.

Outra coisa muito importante que os pais devem ensinar a seus filhos, ainda quando crianças, é as sobre coisas de Deus, mas nesse aspecto não deve ser colocada nenhuma fantasia, e sim a realidade da história de Jesus e de sua Igreja, contada desde cedo, numa linguagem infantil.

Adaptação do texto original tirado do site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio 
Por JVUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário