Prezados amigos e amigas,

O presente Blog, tem a finalidade de ser mais um instrumento de valorização da família.
Por isso trará sempre artigos relacionados a esse tema, abordando os diversos aspectos que envolvem a formação de uma família sadia e segundo os preceitos cristãos, além de enfocar os diversos aspectos do relacionamento familiar.
Esperamos assim, que possa servir como um meio de reflexão, ajuda e fortalecimento àquelas famílias que encontram-se em situação difícil.

Que Deus nos ajude nessa empreitada.

Pedimos ainda que a Sagrada Família abençoe e proteja a todas as famílias do mundo inteiro. Amém !

José Vicente Ucha Campos
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O CARDEAL BALDISSERI FALA SOBRE OS CONTEÚDOS DA PRÓXIMA ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA DO SÍNODO SOBRE A FAMÍLIA

2014-07-10 L’Osservatore Romano
Foi como se tivesse sido desenhada a imagem-tipo da família, com todas as suas luzes e todas as suas sombras, pronta para ser retocada de modo a poder entrar legitimamente a fazer parte dos tesouros a defender a nível universal, como património da humanidade. É o conteúdo do Instrumentum laboris, documento que os padres sinodais utilizarão na próxima assembleia extraordinária de Outubro.

 
Caberá a eles evidenciar os claros e os escuros, as figuras pouco nítidas, as imperfeições e os retoques a serem feitos. Caberá a eles focalizar a luz sobre as problemáticas atuais, sem se deixar condicionar pela pressão mediática privilegiando alguns aspectos em detrimento de outros. O trabalho que os espera é notável, as expectativas também, porque a Igreja, mas inclusive as outras religiões, os Estados e as sociedades esperam respostas sobre o tema da família. Destas situações fala o cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos bispos, numa entrevista ao nosso jornal.
 
O Papa Francisco observou várias vezes que existe o risco de que a opinião pública seja induzida a considerar o Sínodo como um debate sobre os divorciados e os recasados. O que se pode fazer para restabelecer a óptica correta?
 
Estou convicto de que a publicação do Instrumentum laboris favorecerá a correta colocação do tema ao qual nos referimos. De fato, da leitura do texto intui-se que a assembleia especial do próximo mês de Outubro tratará a família na sua complexidade e urgência, enfrentando todos os aspectos que lhe dizem respeito, citados no documento, o qual contém as respostas às 38 perguntas do questionário distribuído a seu tempo aos episcopados e às instituições de direito. Gostaria de recordar que o documento se compõe de três partes, com respectivos capítulos, subdivididos em 159 números, entre os quais só alguns se ocupam do tema sobre o qual o senhor fala. A progressiva atenção à vastidão da temática familiar que se desenvolve organicamente no documento trará compreensão e clareza para todos e diminuirá a tendência, inclusive a nível mediático, a privilegiar alguns aspectos em relação a outros. Devemos ter presente sobretudo que os vários temas estão estreitamente ligados entre si e para que haja um sadio e correto entendimento, estudo e, eventualmente, um ponto de resolução devem ser considerados no seu conjunto e em igual medida.
Fonte: News.va
 
INSTRUMENTUM LABORIS
(síntese)
 
A família, lugar exemplar de evangelização

110. De entre os agentes da transmissão da fé, as respostas dão amplo destaque à figura da família. Por um lado, a mensagem cristã sobre o matrimónio e a família é um grande dom que faz da família um lugar exemplar de testemunho da fé, dada a sua capacidade profética de viver os valores fundamentais da experiência cristã: dignidade e complementaridade do homem e da mulher, criados à imagem de Deus (cf. Gn 1, 27), abertura à vida, partilha e comunhão, dedicação aos mais frágeis, atenção à educação, confiança em Deus como fonte do amor que une. Muitas Igrejas particulares insistem e investem energias na pastoral familiar, precisamente nesta perspectiva missionaria e testemunhal. 
 
111. Por outro lado, a família, para a Igreja, tem a responsabilidade de educar e transmitir a fé cristã desde o início da vida humana. Daqui nasce a profunda ligação entre a Igreja e a família, com a ajuda que a Igreja deseja dar à família e a ajuda que se espera da família. Muitas vezes, as famílias estão imersas em fortes tensões por causa dos ritmos de vida, do trabalho cada vez mais incerto, da precariedade galopante, da fadiga da responsabilidade educativa que cada vez é mais árdua. As próprias famílias que tomaram consciência das suas dificuldades sentem a necessidade da ajuda da comunidade, do acolhimento, da escuta e do anúncio do Evangelho, do acompanhamento na sua missão educativa. O objectivo comum é que a família tenha um papel cada vez mais activo no processo de transmissão da fé.
 
112. As respostas dão conta das dificuldades e necessidades que emergem de várias famílias hodiernas, incluindo as cristãs: a necessidade de apoio expresso, de modo cada vez mais evidente, em várias situações de dor e de fracasso no educar à fé, sobretudo as crianças. Várias respostas abordam a constituição de grupos de famílias (locais ou ligados a experiências e movimentos eclesiais) animados pela fé cristã. Ela permitiu a tantos casais enfrentarem melhor as dificuldades que vieram ao seu encontro, dando assim um testemunho claro da fé cristã.
 
113. Estes grupos de famílias, de acordo com muitas respostas, são um exemplo dos frutos que o anúncio da fé gera nas nossas comunidades cristãs. As respostas a este respeito demonstram um certo optimismo na capacidade que muitas comunidades cristãs têm, apesar da situação de provisoriedade e de precariedade em que se encontram, na fidelidade à celebração comum da sua fé, a disponibilidade, ainda que limitada em recursos, para acolher os pobres e viver um testemunho evangélico simples e quotidiano.
 
Para ter acesso ao texto completo, acesse o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário