Prezados amigos e amigas,

O presente Blog, tem a finalidade de ser mais um instrumento de valorização da família.
Por isso trará sempre artigos relacionados a esse tema, abordando os diversos aspectos que envolvem a formação de uma família sadia e segundo os preceitos cristãos, além de enfocar os diversos aspectos do relacionamento familiar.
Esperamos assim, que possa servir como um meio de reflexão, ajuda e fortalecimento àquelas famílias que encontram-se em situação difícil.

Que Deus nos ajude nessa empreitada.

Pedimos ainda que a Sagrada Família abençoe e proteja a todas as famílias do mundo inteiro. Amém !

José Vicente Ucha Campos
jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A CABRA MAU CHEIROSA

Sabem meus amigos, para vocês, pais e filhos, que vivem numa família um tanto quanto desestruturada, um tanto quanto confusa, daquelas onde todos brigam e ninguém tem razão. E vocês se sentem infelizes e acham que vivem num verdadeiro inferno, vou lhes contar uma outra estória, que escutei um dia, mas também não sei a sua autoria.
Havia uma família que vivia numa situação de completo desespero. Todos se desentendiam, ninguém tolerava ninguém, viviam brigando entre si, seja pai com mãe, pais com filhos e até irmãos com irmãos.
O ambiente era sufocante e ninguém se sentia bem naquele lugar que um dia chamaram de lar.
O pai, então, numa crise de desespero, mas tendo no fundo de seu coração, ainda um resto de esperança de que um dia poderiam voltar a viver bem e serem felizes, procurou um ancião, já com bastante idade, próximo a aldeia onde moravam.
Chegando lá, contou toda a história da sua família ao ancião, detalhando os sofrimentos e angústias que todos passavam e o ambiente onde viviam.
Durante todo o longo relato, o ancião ficou calado, só escutando. Ao terminar, o pai aflito, perguntou ao ancião o que ele deveria fazer para salvar sua família.
O ancião lhe disse que só falaria alguma coisa se ele prometesse cumprir o que ele lhe mandaria fazer.
O pai, meio desconfiado, questionou esse comportamento do ancião e lhe perguntou do que se tratava, quando o ancião voltou a insistir de que só lhe falaria algo se ele prometesse fazer exatamente o que ele lhe mandaria fazer, sem questionar.
Devido a firmeza do ancião e a situação que o pai estava passando em casa, ele resolveu aceitar os termos do velho e prometeu cumprir tudo o que o ancião lhe mandaria fazer.
Foi então que o ancião lhe mandou comprar uma cabra, no mercado, e levá-la para casa, deixando-a solta, dentro de sua casa durante uma semana. Ao final desse prazo o homem deveria voltar na casa do ancião.
O homem ficou enraivecido e questionou o velho se ele estava maluco de lhe pedir tal coisa, pois ele tinha vindo ali para tentar salvar sua família e não para acabar de uma vez por todas com ela.
O ancião lembrou-o então, que ele havia prometido cumprir o que ele lhe recomendaria que fizesse e que assim ele devia agir.
O homem calou-se, então, e resolveu cumprir o solicitado.
Foi, comprou uma cabra e levou-a para dentro de sua casa.
Uma semana depois, o homem voltou ao ancião, desiludido da vida, reclamando que a sua vida estava horrível e sua casa era um tumultuo só.
O velho ancião escutou calmamente o relato e recomendou ao pai que voltasse para casa e ficasse com a cabra por mais uma semana.
O homem foi e voltou uma semana depois, dizendo desta vez que estava desesperado, sua família ia de mal a pior, todos não aguentavam mais a confusão, o mal cheiro e a sujeira que a cabra fazia.
O ancião, ainda irredutível, mandou que o homem retornasse para casa e voltasse na outra semana.
Quando finalmente, chegou o prazo, o homem foi ao ancião e lá chegando, informou que sua família não tinha mais jeito, pois a desordem era geral, e o desentendimento e as brigas aumentaram com a presença da cabra dentro de casa e que ele não via mais solução para a sua família.
Foi quando então, o velho ancião falou com aquele pai aflito, orientado-o para que tirasse a cabra de dentro de sua casa, a vendesse, fizesse uma limpeza rigorosa em toda a casa com a participação de todos e que após isso voltasse daqui a uma semana.
Ao final desse tempo, o pai voltou ao ancião, só que desta vez com um grande sorriso no rosto.
Lá chegando disse que estava muito feliz, pois sua casa passou a viver uma verdadeira paz após a saída da cabra. Todos estavam felizes, se entendiam bem, conversavam e estavam calmos e pacientes.
Ou seja, a paz voltou a reinar naquela casa.
Aqui, eu pergunto a vocês, caríssimos leitores: o que mudou naquela família ? Acho que a única coisa que aconteceu de diferente naquele lar, entre os momentos de desarmonia e de paz, foi a entrada e a saída da cabra. No restante , tudo era o mesmo. Ou seja, o mesmo pai, mãe e filhos. Mas precisou que algo pior do que eles estavam vivendo acontecesse (a cabra) para que desviassem sua atenção para ela. Após sua saída, eles voltaram a sentir paz e passaram a se entender melhor.
Enfim, meus amigos, todos nós, mesmo quando achamos que estamos no fundo do poço das nossas desilusões e que a situação não tem mais jeito, devemos ter em mente que a solução está sim ao nosso alcance e que só depende de nós mesmos.
E devemos entender ainda, que tudo nessa vida é passageiro, inclusive os momentos ruins. O que pode estar acontecendo de ruim na sua vida, na sua família, nesse momento, não passa de uma experiência temporária.
Com a sua força de vontade e a sua determinação, passará.
E quando isso acontecer, tudo parecerá diferente, menos hostil e assustador.
Depende de você mudar interiormente, e ajudar àqueles que estão a sua volta, no caso suas famílias, a mudarem também.
A cabra foi só um pretexto usado pelo velho ancião para dizer isso àquele pai e a todos nós.
Então caros pais e filhos, casos vocês estejam enfrentando uma situação parecida com aquele pai da estória, eu (embora não sendo ainda, um velho ancião, mas copiando sua tática) lhes aconselho: comprem uma cabra, levem para suas casas e me contatem daqui a uma semana...
.
Do Livro "Filhos, Presentes Especiais de Deus"
Por José Vicente Ucha Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário